D
·há 2 semanas
0
7
Sim. Não vou enrolar pra responder a pergunta. Mas, confia em mim, tem mais coisa aí.
O que torna essa venda ruim?
O André é o atleta com maior projeção internacional que formamos em muito tempo. Todas as facetas do jogo dele, desde o primor técnico, passando pela grande disposição física até a impressionante maturidade, gritam "talento geracional". É impossível olhar para os valores apresentados pelo Milan e ficar satisfeito - principalmente para nós, torcedores apaixonados que não conseguimos interpretar o mercado sem pelo menos um pouco da emoção.
Essa discrepância entre valor apresentado e qualidade do jogador - que nos traz o sentimento de estarmos sendo roubados, vendendo barato demais - é o que mais machuca em toda essa situação.
Porém, eu acho que a venda é um sintoma de uma doença muito maior, e não, eu não falo só das dívidas.
Permita-me tirar as obviedades do caminho: sim, o Corinthians deve muito, e vende muito mal por isso: quando você senta numa mesa para negociar com alguém que sabe que você precisa muito de dinheiro, a negociação já acabou, é impossível você sair com uma proposta que te favoreça, mas é possível alcançar uma proposta que te satisfaça. São coisas diferentes.
O que realmente me espanta
O André não foi um destaque absurdo na base do Corinthians. Nunca foi um jogador renomado. Se hoje, jogando no nível que joga, não recebe a atenção merecida, imagina na época de base. Eu me pergunto: como o Corinthians tem somente 70% do André? Quais foram as circunstâncias que alicerçaram essa negociação? Como um clube profissional do tamanho do Corinthians acerta com um atleta de base nesses moldes? Eu não sei se é comum que negócios assim aconteçam, que o clube não tente comprar pelo menos os outros 20% ao enxergar que o garoto é realmente bom; eu realmente não entendo sobre base, mas acho que os pontos que levanto são válidos.
E aí existem algumas hipóteses:
O Corinthians não sabia que ele seria tão bom
Então vai contratar por qual motivo? Qual é a função do departamento de scout e do departamento de base de um clube grande, se não atestar a qualidade do jogador e, por conseguinte, contratar jogadores de qualidade? Como pode um departamento específico ser tão incompetente? Se as porcentagens foram definidas dessa forma (70/30) por um erro de análise, então a incompetência do departamento custou ao Corinthians, só nessa negociação, 10 milhões de euros - os 15 fixos em relação aos 25 que seriam oferecidos por 100% do atleta.
O Corinthians deve muito, então os empresários tem vantagem na negociação
Você vai me desculpar, mas um clube continental como o Corinthians não pode comer na mão de empresário dessa forma. É o maior canhão midiático do continente, a visibilidade que um atleta consegue no Corinthians precisa ser um argumento suficiente e definitivo; precisa garantir a vantagem do Corinthians em 99% das negociações de base. É inacreditável não ter, pelo menos, 80% do André.
Por fim, eu proponho uma reflexão: se o Corinthians tivesse 100% do André, e a proposta fosse 25mi de euros, sabendo a situação financeira do Corinthians, seria uma venda ruim? E se o Corinthians tivesse 90%, como eu acredito que é comum nessa relação de um clube para com seu atleta de base, receber 22.5mi de euros, na nossa situação financeira, seria uma venda ruim?
Eu acho que seria uma proposta que não nos favorece, mas uma proposta que nos satisfaz.
Vai, Corinthians!
3

![[OPINIÃO] André & Milan - O Corinthians vendeu mal?](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fcaicvfmcodvnfencvrjk.supabase.co%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2Fforum-covers%2F1739bd2f-8d78-4920-be3c-27083cb5139c%2Fa6e884a3-7ae6-4ace-85a7-b4626728aa13%2Fcover.png&w=3840&q=75)