[OPINIÃO] Jesse Lingard e Gui Amorim - Quando usar a base?
💰Mercado da Bola

[OPINIÃO] Jesse Lingard e Gui Amorim - Quando usar a base?

D
·há 3 semanas
3
48
A notícia da possível vinda de Jesse Lingard pro Corinthians me pegou de surpresa, e imagino que tenha pegado muitos de vocês também. Em meio ao "choque" causado pela notícia, vi muita gente se posicionando contra a vinda do jogador, argumentando que já existem jogadores no elenco que fazem funções semelhantes e que pode haver um jogador na base do Corinthians muito mais barato e que justifique muito mais o investimento. Vim dar meus dois centavos de opinião: O Corinthians já possui jogadores que fazem a mesma função do Lingard? A resposta é: sim. Entretanto, há uma diferença fundamental entre mesma função e mesmas características. Se me for perguntado "há algum jogador hoje, no Corinthians, que tenha as mesmas características do Lingard", a resposta também será sim. Acredito que Vitinho e Dieguinho se assemelhem, em algum grau, às características do jogador inglês: dribles em espaços curtos, progressão lenta, qualidade técnica na batida e aquela explosão na hora de ajeitar a jogada para uma finalização. Porém, ter jogadores que apresentam a mesma característica é, essencialmente, algo ruim? Eu diria que não. Apesar de Vitinho e Dieguinho serem semelhantes, acredito que o Lingard tem mais qualidade que os dois, se vier com um bom físico. Qualificar um elenco não é só buscar jogadores que se complementam, mas jogadores mais qualificados. Dizer isso parece óbvio, mas não entender essa configuração permite que discussões como essa façam mais barulho do que deveriam. Movimentos como esse não buscam complementar o elenco, mas sim, qualificá-lo. E o Gui Amorim? Não faz mais sentido subir o garoto? Não, e eu preciso que vocês entendam uma coisa: a transição entre a base e o profissional tem que ser feita com muita cautela. Se o Lingard é um movimento que qualifica o elenco - por ser um jogador semelhante aos que já temos, mas melhor -, Gui Amorim é uma aposta, já que não temos como saber se ele é, de fato, melhor do que os jogadores que já estão consolidados na posição. O torcedor que pede a subida do Gui Amorim é o mesmo que vai criticá-lo se ele não desempenhar bem nos primeiros cinco jogos. Outro ponto: trazer o Lingard não impede o Corinthians de dar chances ao Gui Amorim; é importante que a transição da base pro profissional seja feita com parcimônia, e que o atleta se acostume com ambientes de menor pressão antes de enfrentar os de maior pressão. O jogo que o Gui Amorim joga, o Lingard não deve nem ser relacionado. Nós, enquanto torcida, temos o direito de cobrar e opinar sobre tudo que envolve nossa paixão. Entretanto, é preciso, também, confiar, de vez em quando. Eu confio no Dorival para fazer a melhor transição possível para o Gui, Iago e Luiz Fernando, que são três craques da bola. Também confio na negociação do Marcelo Paz, acreditando que não existe um cenário onde nos estrangularíamos pelo Lingard. Não acho que o salário dele será astronômico; não deixaremos de pagar ninguém e nem de contratar outros jogadores por conta dele. Acho que o Lingard será jogador do Corinthians, e será muito útil. É crocante demais, e, se o futebol é um espetáculo, eu quero os melhores showmans do Brasil no meu time. Vai Corinthians! Pela Glória Eterna!
5
Ad

Comentários

Nenhum comentário ainda

Faça login para deixar um comentário